17 de janeiro de 2011

Uma Grande Desordem Habitacional

O Brasil é uma grande desordem habitacional, construções são feitas em todos os lugares, à beira do rio, à beira mar, nas encostas ou em cima dos morros. Mas a natureza expulsa, e diz que não podemos confrontá-la. O desrespeito pela natureza, a falta de controle de higiene nos torna um país de gente infeliz e sem respeito pelo meio ambiente.
Temos a consciência de que não fazemos parte da natureza, ou que ela não existe, e se existe que não nos incomode. A lama que desce e mata centenas ou milhares não é mais suja do que o lixo e o esgoto que se joga por todos os lugares.
Se produz muito lixo. Muito mesmo. Sem termos a noção para onde vão os sacos pretos que colocamos na lixeira; a descarga que damos no vaso sanitário, o óleo de comida que jogamos pelo ralo; o detergente que utilizamos para lavar a louça, etc, etc, etc.
O governo não se preocupa em educar o seu povo. Quando vemos um comercial na TV sobre o assunto, é sempre de forma rápida e quem paga são fontes civis ou ONGS. Será que no ano que vem veremos mais uma vez essa tragédia? O que faremos? Como nos educaremos? O que o governo fará? Qual a educação a ser ensinada? Seremos o país do futuro? Ou a nação do lixo que flutua em nossas águas fétidas e doentias?
A responsabilidade é de todos nós. É triste ver gente soterrada, morta, sufocada, mas é muito triste também saber que somos nós mesmos os responsáveis por tudo isso. Que não sejamos mais os vermes da degradação ambiental mundial, nesse corpo celeste, nessa imensa bola azul que se chama Terra.
Na destruição ambiental, quem sairá perdendo é o homem. Pois morreremos e o planeta ficará. A natureza é sábia. Nós péssimos aprendizes no capitalismo selvagem que criamos.



Flávio Cuervo
13/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.