24 de março de 2011

Serra da Figueira

Estou morrendo de vontade de ir a Serra da Figueira novamente... já que não posso ir sozinho vou publicar novamente a poesia que fiz ao voltar de lá...

I
A superação total do seu corpo
Da sua mente
Do seu espírito
Da sua luta
Num obstáculo de 1000 metros de altura!

“Eu não vou conseguir!”
Deus me socorra
Ajude-me a dar mais um passo.
Mais um fôlego.
Mais um amigo que carregue a minha pesada cruz.

O sol implacável parece sugar minha energia.
Ou o que restou dela.
Uma sombra, por favor.
Uma fonte.
Uma mina d’água.

E lá estava ela para me dizer que nem tudo estava perdido.

Os espinhos dolorosos.
A carne rasgada.
A seiva ardida.
O suor nos olhos.

Faltam oitocentos metros, diz o guia.
Quinhentos metros.
Quatrocentos.
Duzentos.
Cem.

Eu consegui!
Com a bondade dos irmãos que estavam comigo.
Com o suplício da oração.
Com a superação dos meus limites.

Agora tudo é reflexão.
Agradecimento.
Oh, grandíssimo Deus de todos nós.
Como é lindo o mundo que criaste!

Como é bela a criação.
Bela a liberdade.
O silêncio.
A súplica.
O respeito.
A sensação de sentir-se pássaro!



II
Com a noite
Os uivos.
Os passos.
A vontade de dormir e não conseguir.
Já que o instinto de sobrevivência escorre pelos poros da pele.

Madrugada sem fim.
Friagem quase insuportável.
Vento que tenta nos dissipar
Montanha sem dó.

Hipnose maluca
Sentidos extremos
Sensação de sentir-se verme
Obrigação de sobreviver.

Mas a manhã chega.
Com o frio estarrecedor.
Com as nuvens doidas
Que voam e circulam a genitora montanha que nos acolheu.

Só agora percebemos
Que já somos filhos dela.
Bebendo do leite da mãe terra.
E jubilando com o sol que nos aquece.

Somos terra, fogo, água e ar!
Somos a dádiva da vida.
Da superação.
E do caminhar.

SOMOS
E infelizmente temos que partir.
Lá em baixo a vida coletiva nos espera.
Família de carne e ossos.
Casa de concreto.
Televisão de elétrons.
Computador de gigabytes.

Quando cansarmos disto tudo
Voltaremos para nos redimir
E nos enchermos da seiva viva
Que só a montanha tem.

Obrigado, Serra da Figueira.
Uma grandiosa sensação foi criada em mim.



Flávio Cuervo
09 de dezembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.