19 de maio de 2011

Oscar Wilde

Nascido como Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde em Dublin, 16 de outubro de 1854 — Paris e morto em 30 de novembro de 1900. Oscar Wilde era dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Um dos grandes escritos da língua inglesa do período vitoriano. Foi preso e humilhado perante a sociedade por causa de sua homossexualidade, levando-o a prisão.
Antes de ser preso, conquistou o sucesso, em 1892 com uma série de histórias, que se tornaram clássicos da literatura britânica: O Leque de Lady Windermere (1892), Uma Mulher sem Importância (1893), Um Marido Ideal e A Importância de Ser Fervoroso. Os contos: O Príncipe Feliz, O Rouxinol e a Rosa criou para os seus filhos. Com Constance teve dois filhos, Cyril, em 1885 e Vyvyan, em 1886. O período mais criativo de Oscar Wilde é o que vai de 1887 a 1895.
Seu romance único foi O Retrato de Dorian Gray.
Com uma condição financeira boa, a fama percorre a Europa, mas com o novo status social Oscar se entrega a luxúria e excentricidades.


Em maio de 1895 foi condenado a dois anos de prisão, a pena incluía trabalhos forçados por "cometer atos imorais com diversos rapazes". O suposto amante Bosie, Lorde Alfred Douglas, é alvo de uma denúncia de Oscar por tê-lo arruinado a vida. O pai de Bosie, Marquês de Queensberry, foi quem o levou ao tribunal.

Na prisão sua vida se transformou de forma drástica, sua saúde e reputação estavam precárias e seu talento já não era o mesmo. Na prisão o autor escreveu: De Profundis, o clássico anarquista, A Alma do Homem Sob o Socialismo e Balada do Cárcere de Reading.


Quando saiu do presídio em 19 DE MAIO DE 1897, pouquíssimos amigos o esperavam, mas seu melhor amigo estava ali: Robert Ross. Morandoem Paris e usando o pseudônimo de Sebastian Melmoth o escritor morava em um lugar humilde, de apenas dois quartos. A produtividade literária é pequena, mas com a nova realidade tornou-se ainda mais culto e filosófico, sempre defendendo o amor que não ousa dizer o nome, definição sobre a homossexualidade, como forma de mais perfeita afeição e amor.

Oscar Wilde morreu de uma grave meningite, pelo álcool e pela sífilis às 9h50min do dia 30 de novembro de 1900.
Em seu leito de morte Oscar Wilde foi aceito pela Igreja Católica Romana e Robert Ross, em sua carta para More Adey (datada de 14 de Dezembro de 1900), disse: Ele estava consciente de que havia pessoas presentes, e levantou sua mão quando pedi, mostrando entendimento. Ele apertou nossas mãos. Eu então fui enviado em busca de um padre, e depois de grande dificuldade encontrei o Padre Cuthbert Dunne, que foi comigo e administrou o Batismo e a Extrema Unção - Oscar não pode tomar a Eucaristia.

Wilde foi enterrado no Cemitério de Bagneux fora de Paris, depois removido para o Cemitério de Père Lachaise em Paris. Sua tumba em Père Lachaise foi criada pelo escultor Sir Jacob Epstein, a requisição de Robert Ross, que também pediu um pequeno compartimento para seus próprios restos. Seus restos foram transferidos para a tumba em 1950.

Túmulo no Cemitério Do Père-lachaise, Paris


Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, considerado por críticos como obra-prima da literatura inglesa, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas.

Já em várias de suas novelas como, por exemplo: O Fantasma de Canterville, Wilde critica o patriotismo da sociedade.

Em seus contos infantis preocupou-se em deixar lições de moral através do uso de linguagem simples. O Filho da Estrela (ver em Ligações Externas) é exemplo disso.

No teatro, escreveu nove dramas, muitos ainda encenados até hoje.

Wilde destacou-se como poeta, principalmente na juventude. Rosa Mystica, Flores de Ouro são alguns trabalhos conhecidos nesse campo..

Wilde foi um mestre em criar frases, marcadas por ironia, sarcasmo e cinismo.

Teleny, ou o reverso da medalha (Teleny, or The Reverse Side of the Medal), 1883, autor anônimo, mas atribuído a Oscar Wilde.


Filmes baseados em algumas obras de Oscar Wilde:

An Ideal Husband (1999)
The Importance of Being Earnest (1952)
The Picture of Dorian Gray (1945)
A Liga Extraordinária (2003)
Dorian Gray - Pacto com o Diabo (2001)
Dorian Gray (2009)


Filme baseado em sua vida:

Wilde (1997)


Hoje, um dos assuntos mais comentados mundialmente é a homofobia e os direitos dos Homossexuais. Senti-me na obrigação de postar a história da vida de Oscar Wilde, já que hoje é o dia em que o escritor foi libertado da prisão, em 19 de maio de 1897.
Muitos dos grandes pensadores da história eram homossexuais e como a todos os outros filósofos deixaram suas contribuições para a humanidade. Todos conhecem suas obras, isso é o que importa não as suas opções sexuais. Ser inteligente, humanitário e fazer a diferença valem à pena. O que não vale é ser ignorante, mesquinho e egoísta. Obrigando o próximo a ser do seu jeito. A diversidade é fabulosa. O que seria do mundo se não fosse a diversidade e liberdade e expressão?

Finalizo com uma frase do Autor:


>"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."


Frases de Oscar Wilde.

A ambição é o último recurso do fracassado.

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.


A vida é muito importante para ser levada a sério.

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.

O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.

O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos.

Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.

Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.

Um homem pode viver feliz com qualquer mulher desde que não a ame.


A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também.

A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo.

Os homens ficam terrivelmente chatos quando são bons maridos, e abominavelmente convencidos quando não o são.

Deus, ao criar o homem, superestimou a Sua capacidade.

Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.

O trabalho é a praga das classes bebedoras.

A arte, felizmente, ainda não soube encobrir a verdade.

Muita gente estraga a vida com um doentio e exagerado altruísmo.


Fontes de pesquisa: http://pensador.uol.com.br/autor/oscar_wilde/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde



Flávio Cuervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.