10 de agosto de 2011

Chuva de Meteoros Perseidas - Seu Máximo Será na Próxima Quinta às 03 Horas da Madrugada.


Todo ano a Terra cumpre sua órbita em torno do Sol, translação. Ao passar por certo lugar do espaço onde há vários pedras (meteoros), que vão do tamanho de grão de areia até maiores que uma bola de basquete (quando as proporções são maiores podem chegar a atingir o solo), mas na maioria das vezes não passam de apenas riscos no céu. A gravidade terrestre puxam-nas para o planeta e a atmosfera cumpre sua tarefa queimando-as pela densidade do atrito com o nosso ar. Para nossa sorte.
A Chuva de Perseidas é chamada assim porque os meteoritos partem de dentro da constelação de Perseu, que fica entre o Norte e o Leste, próximo ao horizonte. Se fossem em Leão o nome seria Leonídeas e assim sucessivamente. As Perseidas são ocasionadas pelo cometa Swift-Tuttle, que ao passar por aqui (sistema solar) deixou vários detritos no espaço e a Terra todo ano passa pela órbita do cometa.
Não há necessidade de observação com algum instrumento astronômico. Se você se interessar em assistir esse espetáculo da natureza, fique de olhos atentos na direção que escrevi acima e prepare-se para ver cerca de 80 meteoritos. A máxima da chuva é na madrugada do dia 12 de agosto de 2011 às 03:00 Horas. São de brilho intenso, com cor clara ou branca e rápidas.
Importante: Quanto maior for a luminosidade de onde você se encontra, pior será para ver o fenômeno. As coordenadas de que me informei são para o Sul do Brasil. Mas pode ser observada em todo o mundo.




Observem a tabela abaixo com as principais chuvas do ano:

Há chuvas de meteoros mais intensas ainda, como as de Leão no fim do ano, que tem uma taxa de 100 estrelas cadentes por hora.


Constelação de Perseu.

Acesse www.baixaki.com.br e baixe um programa chamado HomePlanet, ele é um ótimo auxiliador para as análises do céu. Vale a pena.

Entenda mais sobre as Perseidas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perseidas

Boa observação!

Flávio Cuervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.