31 de agosto de 2011

IRVING PENN - Você Conhece?


Irving Penn (16 de junho de 1917 – Nova Iorque, 7 de outubro de 2009) foi um fotógrafo norte-americano.

Penn começou sua carreira como fotógrafo em meados da década de 1940. Três anos mais tarde passou a fazer trabalhos para a revista "Vogue", onde trabalhou por muitas décadas.

Fotografou inúmeros artistas como Truman Capote, S.J. Perelman, Pablo Picasso, Kate Moss e Gisele Bündchen.

Em 2008 as fotos das modelos Gisele Bündchen e Kate Moss feitas por ele foram colocadas em leilão pelo colecionador alemão Gert Elfering. A foto de Gisele foi comprada por 193 mil dólares.

Foi casado com a modelo Lisa Fonssagrives entre 1950 e 1992, quando ela faleceu. Em 7 de outubro de 2009 Irving Penn morreu em sua casa em Nova Iorque aos 92 anos.

Site oficial: http://www.irvingpenn.org
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irving_Penn
http://en.wikipedia.org/wiki/Irving_Penn


Penn fotografou "still life" objetos e objetos encontrados em arranjos incomuns com grande detalhe e clareza. Enquanto suas cópias são sempre limpo e claro, assuntos de Penn variou muito. Muitas vezes sua fotografias estavam tão à frente de seu tempo que só veio a ser apreciado como obras importantes nos anos cânone modernista após a sua criação. Por exemplo, uma série de nus colocados cuja física gama de formas finas para engordar foram baleados em 1949-1950, mas não foram exibidas até 1980. Suas composições a vida ainda são habilmente dispostas assemblages de alimentos ou objetos; reposição de uma só vez e altamente organizada, os objetos de articular a interação abstrata de linha e volume. Seus últimos trabalhos são feitos em folhas de alumínio revestidas com uma emulsão de platina rendering a imagem com um calor e maturidade que faltou untoned impressões de prata.

Frases:

"Fotografar um bolo pode ser arte", Irving Penn.
"Uma boa fotografia é aquela que comunica um fato, toca o coração, e deixa o espectador uma pessoa mudada para tê-lo visto, é em uma palavra, eficaz." -Irving Penn.
"As pessoas sensíveis confrontados com a perspectiva de um retrato da câmera colocada em uma face eles acham que é uma que gostaria de mostrar ao mundo. ... Muitas vezes o que está por trás da fachada é rara e mais maravilhoso do que o sujeito sabe ou se atreve a acreditar . " -Irving Penn, 1975.

Obras do artista:

Capa da Vogue com Nicole Kidman.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.